Sábado, 31 de outubro de 2020 A ValeCar possui o melhor clube de benefícios e Assistência 24h ISO 9001 (31) 3564-7612
Baixe o aplicativo valecar clube de benefícios
iPhones e iPads Dispostivos com sistema Android
ASSISTÊNCIA 24H

0800 940 2121
0800 940 2122

Chame assistência pelo

Entenda o novo sistema de placas do Mercosul

Blog, Destaques

Novas placas coloridas do Mercosul
O prazo para aderir as “Placas de Identificação Veicular” (PIV) foi adiado em 2019, mas em 2020 de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os Estados brasileiros que ainda não adotaram as placas do Mercosul terão até o dia 17 de fevereiro para se adequarem à lei. Por meio da Resolução nº 780/2019 será obrigatório em todo território brasileiro. Separamos algumas dúvidas frequentes sobre a transferência.
Para quem a placa é obrigatória?
  • Carros novos.
  • Troca de categoria: por exemplo, uma moto particular que vira moto frete.
  • Transferência de município.
  • Placas furtadas
  • Placas antigas que não passaram na vistoria (danificada e/ou ilegível)
 
Quem quer trocar a placa voluntariamente, pode?
Pode, se estiver disponível no seu Estado. A adesão ainda não ocorreu em todos os Estados, embora o prazo limite esteja próximo.
 
Onde comprar a nova placa?
As placas devem ser vendidas pelas estampadoras diretamente ao consumidor, sem o intermédio do Detran, como acontecia até então. Caberá ao órgão informar ao proprietário do veículo as empresas credenciadas.

 

Qual o preço da placa do Mercosul?
Não existe um preço padrão para as novas placas, cada estampador pode cobrar valores diferentes. O Detran pode determinar um valor máximo a ser praticado pelas empresas. Em São Paulo, por exemplo, o teto é de R$ 138,24, que é o mesmo valor da placa antiga. O governo federal declarou que os preços deve seguir semelhantes. O Amapá informou o valor mais alto: R$ 500.

 

O que muda na placa padrão Mercosul?
A alteração mais que dobra o número de combinações, a placa permanece com sete dígitos, porém agora com quatro letras e três algarismos – o inverso da versão antiga. Outro detalhe é a sequência, não será de letras e números seguidos. Ficará intercalada: XXX YXYY – sendo X para letra e Y para número. As cores da combinação alfanumérica também mudam de acordo com a função do veículo. O fundo é sempre branco.

 

Placa Mercosul Explicativo
  1. QR code
  2. Signo/Distintivo do país
  3. Nome do país
  4. Ondas Sinusoidais
  5. Bandeira do país 
 
Para que serve o QR code?
O QR code é um código que pode ser lido pela câmera de smartphone. Ele serve para dar as informações adicionais sobre o veículo e, de acordo com o governo, pode rastreá-lo.
Com o código, as autoridades de trânsito podem acessar os dados do veículo instantaneamente. O cidadão também pode fazer a leitura, mas é preciso cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito para ter acesso às informações.

 

Placas por estado? 
Inicialmente, eram obrigatórios o brasão do município e bandeira do estado, mas essa regra não se aplica mais. Agora, as placas virão com um QR code, com o qual será possível descobrir todas as informações sobre o veículo.
ValeCar nas Redes
Relacionados