MENU ×
(31) 3564-7612 2ª Via Boleto
Home A Valecar Pontos de Apoio Seja Cosultor Contato

Assitência 24H

0800 944 0404

Como tirar a CNH Especial para PCD? Tire suas dúvidas

Pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida não somente tem o direito de dirigir, como também podem solicitar subsídios na hora de comprar um carro. Confira nos tópicos a seguir as principais dúvidas.

Quem pode tirar a CNH especial?

Pessoas que possuem deficiência ou mobilidade reduzida. Basicamente doenças que afetam suas funções cognitivas e motoras, prejudicando a capacidade de dirigir.

São incluídas nesse grupo: pessoa que sofrem de: ausência de membros, nanismo, artrite, artrose, esclerose múltipla, doenças neurológicas e/ou que já sofreram AVC.

Todas as patologias citadas estão sujeitas a multas e a perder o direito de dirigir, caso não tenham solicitado a habilitação especial.

Como mudar de categoria?

Já sofreu algum acidente? Perdeu parte da capacidade de mobilidade? Você tem o dever de trocar a habilitação para especial. Para isso, é necessário realizar novos exames médicos e matricular em aulas práticas para PCD. Como a obrigatoriedade varia de estado para estado, é importante realizar uma consulta das regras no Detran do respectivo local.

Como tirar a CNH especial?

Documentos necessários para tirar a CNH especial:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de endereço;
  • Duas fotos 3×4 colorida com fundo branco.

Após a entrega de documentos e a solicitação de cadastramento, médicos credenciados irão examinar a extensão da deficiência e realizarão um exame médico psicotécnico para deficientes. Mediante a aprovação, sua habilitação chega de acordo com os prazos estipulados.

Na ValeCar você encontra preços especiais para portadores de necessidades especiais. É só chamar a gente no chat do próprio site ou ligar diretamente no número (31) 35649077